quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Deixou Saudade... Friends

Semana de estreias no Seriando: hoje é dia do Deixou Saudade, que vai trazer, a cada quinze dias, uma série que marcou e que faz falta pra nós aqui do blog. E pra começar com o pé direito, a série mais bem sucedida de todos os tempos: com vocês, Friends.

Eu comecei a ver Friends com uns quatro anos de atraso, na verdade depois que a série já tinha terminado. O que facilitou pra mim, já que isso me possibilitava assistir uma temporada inteira em, digamos, dois dias. É sério. A série ficou no ar de 1994 a 2004, com dez temporadas. Durante esse tempo, foi indicada a nada menos que 63 prêmios Emmy e 10 Globos de Ouro. Fora a influência sobre a cultura pop de toda uma década e personagens, expressões e costumes que sobrevivem até hoje. A série ainda é reprisada todos os dias, com dois episódios diferentes a cada dia, no Warner Channel.

Friends é um sitcom que retrata a vida de seis amigos vivendo em Manhattan: Ross (David Schwimmer), Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courteney Cox), Chandler (Matthew Perry), Phoebe (Lisa Kudrow) e Joey (Matt LeBlanc). Rachel é a patricinha, Phoebe é a louca, Monica é a mãezona, Chandler é o piadista com orientação sexual sempre questionada, Ross é apaixonado por dinossauros e por Rachel e Joey é, bem, Joey é o Joey. A cada episódio, eles são colocados em situações engraçadíssimas e que, às vezes, fazem a gente passar mal de tanto rir.


As três primeiras temporadas da série eram tão engraçadas que não dava pra passar um episódio ao menos sem dar risada. Depois disso, na minha opinião, Friends foi perdendo o fôlego, se preocupando demais em fazer sentido, quando a maior graça da série eram justamente os absurdos. Mas eles se recuperaram e fizeram da nona e décima temporadas as mais louváveis de toda a série. A décima traz os episódios mais engraçados, como o que Phoebe tenta ensinar Joey a falar francês e quando ela decide mudar seu nome para Princess Consuela Bananahammock.

O que eu acho mais legal em Friends é que nunca existiu um personagem principal. Os seis tinham a mesma importância para a série, e qualquer um que fosse perdido faria uma falta inestimável. Jennifer Aniston, por exemplo, se casou com Brad Pitt durante a série e passou a ser mais requisitada que os outros para trabalhos fora da série. Mesmo assim, a relação entre eles continuou inabalável e nenhum deles nunca aceitou ganhar mais que o outro. E olha que eles ganhavam muito: na última temporada da série, os atores chegavam a faturar 1 milhão de dólares por episódio.

Mas acabou, e deixou a gente com um buraco no coração que nunca será preenchido. Nenhum fã vai esquecer a casa da Monica, os cafés no Central Perk, o "How you doing?", Smelly Cat. Fala sério, quem não chorou no último episódio? No fim, Monica e Chandler adotam gêmeos, Ross e Rachel, depois de muitas idas e vindas, ficam juntos e vão criar a Emma, Phoebe está casada com o Mike e o Joey ganha um spinoff com seu nome. Que diga-se, de passagem, não deu certo. Vai ver faltaram cinco personagens lá... Dez temporadas foram muito pouco. Eu queria Friends pra sempre.

2 comentários:

Carolina Castilholi disse...

"Je m'appele Claude" blablableblu
hsuahushauhsuahushauhsuahusa
vai deixar saudades mesmo... Faço minhas as palavras de vcs: Dez temporadas foram muito pouco. Eu queria Friends pra sempre.
E será que o prometido filme sai mesmo ou não?

Caroline Lomar disse...

Oi Carolina!
Parece que o filme foi só boato... os atores negam o tempo todo. Mas bem que a gente queria, né? Vamos esperar, quem sabe?