segunda-feira, 13 de setembro de 2010

That's what you missed on... Glee!


Indiscutivelmente, Glee foi a sensação da última temporada. A história dos "perdedores" que entram para o glee club New Directions a fim de encontrar um lugar e um sentido no colégio encantou muita gente no mundo inteiro.

Cá pra nós, a história de Glee não é das mais sensacionais. Nós não temos um casal cativante para torcer (talvez Emma e Mr. Schue, mas bem de leve), nem uma heroína - já que a Rachel é a rainha do egoísmo e não consegue criar empatia suficiente para exercer o papel da mocinha -, nem um mocinho e a grande vilã, Sue Sylvester, apesar de odiosa, teve seus momentos de ternura quando se apaixonou pelo Mr. Schuester ou nas cenas com sua irmã portadora de deficiência mental.

Mas o que comove mesmo são as versões Glee para grandes sucessos. É muito legal ver as músicas que a gente gosta transformadas em outras versões e na voz dos personagens. De repente, a canção adquire todo um novo sentido e depois fica impossível pensar naquela música sem lembrar da performance de Glee.

Por exemplo, Don't Stop Believing, do Journey. A canção foi interpretada por Rachel e Finn pelo menos umas quatro vezes durante toda a temporada, culminando na memorável apresentação do último episódio
, Journey, quando o New Directions acaba perdendo as Regionais. Já vi muitas listas de melhores canções de Glee, todas elas ressaltando as versões de Madonna no episódio The Power of Madonna, de Proud Mary, do Creedence Clearwater, sobre cadeiras de rodas ou o dramalão criado por Rachel para a obscura canção Run Joey Run. Mas do que eu sempre sinto falta é a apresentação sofrida de Rachel e de seus três "amores", Jesse, Puck e Finn, para a breguíssima Total Eclipse of the Heart, da Bonnie Tyler. Ah, muito bom, fala sério! A coreografia de balé, a participação especial das três vozes masculinas e o fim simbólico, no qual a chatinha é abandonada pelos três. Dá vontade de rever muitas vezes.

A história de Glee é, acima de tudo, uma história de minorias. Todas elas, principalmente as encontradas nos cruéis colégios de ensino médio, estão ali representadas no clube. E dá-lhe suco na cara!

O diretor do New Directions, William Schuester, é professor de espanhol. A Rachel é filha de pais gays e esteve a vida inteira preocupada e focada demais no próprio sucesso, ocupada demais para se importar com a vida social no colégio: ela quer mais é ser estrela. A Tina é asiática, o Artie é cadeirante, a Mercedes é negra e gordinha, o Kurt é gay. Mesmo os que antes eram populares, perdem esse status ao entrar para o clube. A Quinn era a rainha das líderes de torcida, mas ficou grávida, perdeu o posto e passou a ser excluída. O Finn era o quarterback do time de futebol americano, mas decidiu entrar para o clube e passou a ser ridicularizado por isso. A Santana, o Puck e a Brittany passam quase toda a temporada no dilema de se dedicar ao coral e perder toda a popularidade adquirida.

A segunda temporada promete continuar fazendo a gente vibrar com as versões de músicas famosas. O primeiro episódio se chamará Auditions e trará os integrantes do New Directions com a auto-estima lá embaixo pela derrota nas Regionais. Para tentar levantar a moral do grupo, Mr. Schue abrirá testes para novos cantores entrarem no grupo. O episódio também vai trazer o professor lutando novamente com o diretor do colégio, Figgins, para manter o glee club aberto. No episódio, veremos covers de Empire State of Mind, do Jay-Z e da Alicia Keys; Telephone, da Lady Gaga e da Beyoncé; Billionaire, de Travis McCoy e Bruno Mars; Every Rose Has Its Thorn, do Poison; What I Did For Love e Getting to Know You dos musicais da Broadway A Chorus Line e O Rei e Eu, respectivamente. Também será apresentada uma versão cover da canção Listen, do filme Dreamgirls.

O segundo episódio será um tributo a Britney Spears, depois de a série já ter realizado episódios-homenagens a Madonna e Lady Gaga. A personagem Brittany será a principal do episódio, que se chamará Britney/Brittany.

Confira abaixo o promo da próxima temporada, com apresentação de Emily Deschanel e Tamara Taylor, de Bones.


A próxima temporada de Glee estreia no dia 21 de setembro e faremos críticas semanais dos episódios aqui no Blog Seriando. Não vai perder, hein!

2 comentários:

Anônimo disse...

O blog é perfeito, fantástico. Não acompanho nenhum outro a não ser o Seriando. Parabéns e continuem com esse estilo.

Kívia Oliveira disse...

Olha que estão quase me convencendo a ver Glee! o0