quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Glee está de volta!

A season premiere de Glee, Audition, foi assistida por 12,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos. E não foi à toa. Tudo que a gente ama e sentiu saudade na série está lá: as performances lindas, as intriguinhas bobas, Sue Sylvester...

Bom, é a volta das férias de verão na William McKinley High School e quem nos atualiza sobre as novidades é Jacob, o nerdzinho metido a repórter que mantém o blog da escola. Por falar nisso, se os membros do Glee club já são "os plânctons da cadeia alimentar da escola", nas palavras de Kurt, esse Jacob está ainda abaixo deles. A gente fica sabendo que Rachel e Finn namoraram as férias inteiras, que a Tina largou o Artie e agora namora o japa dançarino do clube, o Mike, que a Santana colocou silicone... esse tipo de informação relevante.

E como é começo de semestre, estão abertos testes para todos os clubes da escola, incluindo o New Directions, o time de futebol americano e o grupo de cheerleaders, as Cheerios. Pra variar, ninguém quer entrar para o Glee Club, o que preocupa o Mr. Schue, que sabe que eles precisam de mais vozes para tentar ganhar as Regionais, que esse ano serão em Nova York.

Para tentar arrebanhar mais membros, os integrantes vão para o pátio cantar e dançar, a fim de chamar a atenção do colégio. Daí já sai a melhor apresentação do episódio, o cover de Empire State of Mind, do Jay-Z e da Alicia Keys, que tem tudo para se tornar a Don't Stop Believing desta temporada. Lindo, e uma mostra de que o maior ponto fraco do New Directions - a coreografia - está sendo corrigido. Bom, eles não conseguem a atenção que desejavam, mas Rachel e Finn descobrem, cada um em seu vestiário, novos talentos que podem vir a integrar o Glee club.

Aí conhecemos dois dos três novos personagens introduzidos até agora para a segunda temporada: Sunshine Corazon, intercambista filipina, e o jogador de futebol americano Sam Evans, que foi apontado como um possível namorado para o Kurt e que tem o cabelo idêntico ao do Justin Bieber. A Sunshine tem um baita vozeirão e desperta ciúmes na Rachel depois que elas fazem um dueto em Telephone, da Lady Gaga e da Beyoncé. Rachel faz de tudo para impedi-la de fazer os testes para entrar no New Directions, inclusive dá a ela o endereço de uma boca de fumo, como se fosse o do local dos testes. Mas ela acaba conseguindo chegar à audição e faz uma bela interpretação, ainda que extremamente teatral e exagerada, de Listen, do filme DreamGirls. Mas não dá certo: o diretor do Vocal Adrenaline, maior rival do New Directions, descobre o talento da menina graças a uma ligação da sempre alerta Sue. Ele oferece um apartamento o Green Card para Sunshine e sua mãe e acaba levando-a embora do New Directions. Será que ela volta?

Já Sam Evans é descoberto por Finn enquanto toma banho cantando Every Rose Has Its Thorn, do Poison. Sam chega até a audicionar para o Glee, interpretando Billionaire, do Travis McCoy (que foi traduzida para o português e virou aquela música Famo$a, da Claudia Leitte. Coragem, minha gente). Mas ele desiste quando percebe o modo cruel como os integrantes do Glee são tratados no colégio. No fim das contas, ele acaba ficando com o lugar de quarterback do Finn no time de futebol americano, depois que ele é expulso pela nova treinadora por tentar dar ao Artie - que é cadeirante - um lugar no time.

Isso mesmo, treinadorA. Que a gente só sabe que é mulher porque usa batom. É a treinadora Beiste, que já chega no colégio comprando briga com ninguém menos que Sue Sylvester. É que ela quer que o orçamento das Cheerios e do New Directions seja diminuído para alimentar o time de futebol americano que só faz perder. Sue convence Will a se unir a ela para derrubar a treinadora. Mr. Schue até tenta, mas ele é o bonzinho da história, né? No final ele faz as pazes com a treinadora e desperta - novamente - a ira de Sue, que aparentemente continuará tentando sabotar o Glee club.

O episódio termina com a sempre dramática Rachel fazendo uma interpretação sofrida de What I Did For Love, do musical da Broadway A Chorus Line. Ela foi enfrentar os colegas, que não estão felizes com ela por tentar atrapalhar a entrada da filipina Sunshine no clube.

Eu gostei de Audition. O bom de Glee é que a série não se propõe a ser reflexiva, nem apresentar uma história profunda. É entretenimento puro e a gente só tem que aproveitar e cantar junto. Ou pelo menos bater os pezinhos.

E semana que vem tem o episódio-homenagem a Britney Spears, que tem como personagem central a burrinha da Brittany, que pra mim é uma das melhores personagens da série. Alguém aguenta esperar?

Confira o promo do episódio 2x02 - Britney/Britanny: