segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Emmy Awards 2010

A festa do Emmy Awards, prêmio considerado o Oscar da TV americana, apresentou sua 62ª edição ontem, em Los Angeles.
Entre os indicados, a comédia musical Glee contava com o maior número de indicações: nove no total, entre prêmios técnicos e artísticos. No entanto, levou apenas três: melhor mixagem de som, melhor atriz coadjuvante de comédia pra Jane Lynch e melhor direção de comédia para Ryan Murphy. Entre os prêmios artísticos, as séries Modern Family, Mad Men e o telefilme Temple Grandin foram os grandes vencedores.

Confira a lista dos principais prêmios e os comentários do blog:

Melhor Série de Comédia
Modern Family
Modern Family, em sua primeira temporada, ganhou muito na noite do Emmy. A série conta a história de uma família não muito tradicional e que convive com todos os tipos de modernidade. O patriarca Jay é casado com uma colombiana muito mais jovem que ele; o filho Mitchell vive há cinco anos com seu companheiro Cameron, com quem adotou uma bebê vietnamita. A filha Claire constitui o núcleo 'normal' da família, já que é casada e tem três filhos. Aparentemente, Modern Family se tornou um dever de casa para os que acompanham séries. A primeira temporada, que terminou em maio, saiu do Emmy aclamada pela crítica e desbancou 30 Rock, que ganhava o Emmy nessa categoria há três anos. A segunda temporada começa dia 22 de setembro, nos EUA.

Melhor Série Dramática
Mad Men
Uau, Mad Men, de novo. 3 temporadas. 3 Emmys. Mad Men é um fenômeno de crítica. A série, passada nos anos 60, deixou pra trás este ano hits como True Blood e a finada Lost. Mad Men aborda as agitações sociais e morais nos anos 60 nos Estados Unidos, como feminismo, adultério, racismo e antisemitismo. A terceira temporada de Mad Men foi fantástica e seria injustiçada caso não fosse premiada. Mais injustiçada ainda se perdesse para Lost, que estava sendo cotada para o prêmio como homenagem pelo seu cancelamento. Mas deu Mad Men. Mais uma vez. A série está no sexto capítulo da quarta temporada.

Melhor Minissérie
The Pacific
The Pacific é a minissérie do HBO prima de Band of Brothers, também tratando da Segunda Guerra Mundial. A minissérie foi mais um projeto bem-sucedido de Tom Hanks e Steven Spielberg. A série segue a história de três soldados marines lutando no Japão. A série ganhou principalmente prêmios técnicos, já que foi considerada uma obra-prima nesse quesito. No prêmio de melhor minissérie, só tinha uma concorrente, a britânica Return to Cranford.

Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes de Comédia ou Musical
Eric Stonestreet (Modern Family) e Jane Lynch (Glee)
Modern Family levou o primeiro prêmio da noite com Eric Stonestreet, o Cameron, "dono de casa" gay e companheiro de Mitchell há cinco anos, com quem tem uma filha adotiva vietnamita. Stonestreet deixou pra trás outros dois concorrentes de seu seriado, Neil Patrick Harris, do sucesso How I Met Your Mother, Jon Cryer, da veterana Two and a Half Men e o jovem Chris Colfer, o Kurt de Glee.
Jane Lynch leva o prêmio com todos os méritos por sua detestável treinadora de líderes de torcida Sue Sylvester, a grande vilã de Glee. Jane venceu duas concorrentes de Modern Family, Sofia Vergara e Julie Bowen, Kristen Wiig, de Saturday Night Live, Jane Krakowski, de 30 Rock e Holland Taylor, de Two and a Half Men.

Melhor Ator e Atriz de Comédia ou Musical
Jim Parsons (The Big Bang Theory) e Edie Falco (Nurse Jackie)
Jim Parsons faz o geek Sheldon Cooper de The Big Bang Theory, a série nerd que caiu no gosto de todo mundo. Conhecido pelo bordão Bazzinga!, Sheldon tem o QI 187 e é plenamente consciente disso. Sua falta de humildade e ar de superioridade geram os melhores momentos cômicos da série. Parsons ganhou do veterano Larry David, da sensacional Curb Your Enthusiasm, de Mathew Morrison, o Mr. Schue de Glee, Tony Shalhoub de Monk, Steve Carell, que se despede de The Office, e Alec Baldwin de 30 Rock.
Edie Falco levou o prêmio pela enfermeira Jackie Peyton da comédia de humor negro Nurse Jackie. Minha preferida era Toni Collette de United States of Tara. Injustiça. Edie ganhou ainda da fraquinha Lea Michele, a Rachel Berry de Glee, Julia Louis-Dreyfus de The New Adventures of Old Christine, Amy Poehler de Parks and Recreation e da premiadíssima Tina Fey de 30 Rock.

Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes de Série Dramática
Aaron Paul (Breaking Bad) e Archie Panjabi (The Good Wife)
Eu amo Breaking Bad, preciso dizer isso. O mote é ótimo: Walter White é um professor de química que descobre ter câncer de pulmão em estágio avançado. A partir daí, ele entra para o mundo do crime, produzindo metaanfetaminas e vendendo, com a ajuda do ex-aluno Jesse Pinkman (Aaron Paul, o premiado) para garantir o seguro de sua família após sua morte. Aaron Paul está sensacional na pele de Jesse, um viciado em drogas que se torna sócio de White. O jovem Aaron deixou pra trás nomes como John Slattery de Mad Men, Terry O'Quin e Michael Emerson de Lost, Andre Braugher de Men of a Certain Age e Martin Short de Damages.
Archie Panjabi levou o único prêmio de The Good Wife, cuja protagonista, Julianna Margulies perdeu o de melhor atriz, para o qual era favorita. Archie interpreta Kalinda Sharma, uma investigadora que é agente dupla na firma de advocacia de Alicia. Archie tirou o prêmio de sua companheira de série, Christine Baranski, de Christina Hendricks e Elizabeth Moss de Mad Men, Sharon Gless de Burn Notice e Rose Byrne de Damages.

Melhor Ator e Atriz de Série Dramática
Bryan Cranston (Breaking Bad) e Kyra Sedgwick (The Closer)
Breaking Bad, Breaking Bad! Bryan Cranston está simplesmente fenomenal na pele do professor-traficante Walter White. Merecia muito, levou, fez-se justiça. Bryan desbancou o favorito Michael C. Hall de Dexter, Kyle Chandler de Friday Night Lights, o ganha-tudo Hugh Laurie de House, o péssimo Matthew Fox de Lost e John Hamm de Mad Men.
Kyra, em sua sexta temporada como a detetive Brenda Leigh Johnson, leva seu primeiro Emmy. Kyra já havia ganhado o Globo de Ouro em 2006 pelo mesmo papel. Ficaram para trás na disputa a ótima Glenn Close de Damages, Connie Briton de Friday Night Lights, Julliana Margulies de The Good Wife, Mariska Hargitay de Law & Order: Special Victims Unit e a zebra January Jones de Mad Men.

Para conferir a lista completa de vencedores, clique aqui.

Mais tarde, o red carpet do Emmy!

Nenhum comentário: